Apresentação do Projeto Cantar no Castelinho anuncia chegada do Natal em Orlândia

By 14 de dezembro de 2023dezembro 15th, 2023Notícias

A temporada de Natal foi aberta em Orlândia na noite do domingo, 10 de dezembro, com a emocionante apresentação do Projeto Cantar na escadaria do Castelinho, o núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, na cidade.

Foi a primeira apresentação do Coral na cidade e aconteceu apenas seis meses depois da criação do grupo. A boa notícia é que o Coral se prepara para marcar sua presença nos próximos natais na cidade.

O Projeto Cantar de Orlândia conta com cerca de 40 vozes. É formado por jovens com idades entre  11 e 14 anos, que são alunos do Projeto Usina da Dança, desenvolvido há mais de 18 anos pelo IORM na cidade. A apresentação do domingo, contou com a participação de 36 vozes e as cantoras Flávia Gattás e  Naiara Paschoalick da Cia. Minaz, além das monitoras do grupo, Ester Sonievski,Beatriz Fernandes, Pedro Borghi e Emília Vitória, se incorporaram ao Projeto, cantando junto, canções que trazem a memórias de vários natais.

A noite contou com as participações da pianista Ju Hi Soon, do percussionista Thiago Carbonari, da trompetista Bruna Bianchini, regidos pela maestra Mariana Cunha,  que  desde a infância é integrante dos corais da Cia. Minaz. Mariana formou-se  em Música pela USP e rege vários grupos do Projeto Cantar e atua como solista em óperas, musicais e shows da Cia.  A produção ficou a cargo do cocriador da Cia. Minaz, Ivo Rinhel D’Acol.

A iluminação natalina do Castelinho, doada pela fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, emoldurou os cantores, contribuindo para a atmosfera de sonho. As luzes do Castelinho são o cartão postal de Natal da cidade, reavivando uma construção que faz parte da história de Orlândia.

Apesar do tempo incerto e da ameaça das chuvas, a comunidade de Orlândia prestigiou o Coral, homenageando os cantores com palmas. Para o concerto ao ar livre, muitas pessoas usaram o guarda-chuva e permaneceram até o final da apresentação.

Aulas semanais

A apresentação foi aberta pela solista Flávia Gattás, interpretando Hallelujah de Leonard Cohen. Teve Canto dos Sinos e Alegria de Natal, a maestra Mariana Cunha fez solo para O Holly Night e o cantor  Pedro Borghi interpretou I’ll be Home for Christmas. O repertório teve, ainda, Tema de Natal, Glória de Natal, Noite Feliz, Noite Azul, Jingle Bell Rock , O Bom Velhinho e foi encerrado com Sinos de Belém.

O Projeto Cantar tem ensaios e aulas semanais. Além de aprenderem repertório, os alunos têm aulas de iniciação musical. Aos poucos o repertório, que não se restringe só a músicas natalinas, vai se formando. Anualmente temos um encontro dos grupos de todas as cidades na Semana Coral  em que todos se apresentam no Teatro Minaz em Ribeirão Preto.

Todo o trabalho conta com a destinação de recursos do Grupo Colorado via Lei de Incentivo Fiscal.

“Só agora o Projeto Cantar tem um repertório para ser apresentado ao público. Programamos as atividades para que no final do ano pudéssemos apresentar esse concerto de Natal. Conforme fazemos concertos bonitos como este as outras cidades vão se interessando também.”, conta a diretora artística do Coral Minaz, Gisele Ganade.

“É muito importante que os sentimentos de amor e comunhão que inspiram o Natal nunca se percam. O papel do IORM é estimular uma vivência de Natal com reflexão e arte. Fizemos da apresentação do Projeto Cantar  uma oportunidade para que a comunidade de Orlândia, mais uma vez, desse provas de sua solidariedade, contribuindo com a doação de alimentos não perecíveis para o Grupo Alma.”, finalizou a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.