Fábrica de Esportes

Por meio de parcerias, oferecemos acesso à prática esportiva para cerca de 5 mil crianças, adolescentes e jovens de Guaíra, Orlândia, Miguelópolis e Ipuã desde 2015.

Esse trabalho do IORM, de gestão dos projetos esportivos administrados por parceiros, recebeu o nome de Fábrica de Esporte. As atividades esportivas e educacionais trazem conteúdos fundamentais ao desenvolvimento de crianças e adolescentes e sua formação cidadã.

As aulas acontecem em sistema de contraturno escolar. Os alunos recebem uniforme esportivo gratuitamente. A Fábrica de Esporte acontece como o resultado da união de empresas privadas, poder público e o terceiro setor.

Projetos já executados pela Fábrica de Esportes

EU VIVO ESPORTE

O projeto atende crianças, jovens e adolescentes de 07 a 15 anos, divididos por modalidade, sempre no contra-turno escolar.

As modalidades oferecidas: Basquetebol e Voleibol, as aulas serão ministradas três vezes por semana com duração de uma hora/dia. O período de execução do projeto será de 12 meses, as atividades são realizadas nos núcleos Grêmio Recreativo e Esportivo Colorado e Quadra da Escola Municipal Padre Mario Lano.

O projeto conta com um profissional por modalidade, com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), e um monitor esportivo/modalidade, sendo eles estudantes de Educação Física Bacharelado.

Aproximar nossas crianças e jovens da prática de esportes é uma das formas que temos para contribuir com a educação integral, que acontece em vários tempos e espaços, muito além da escola e sobretudo, junto com a escola.

FÁBRICA DE ESPORTE

A Fábrica de Esporte acontece como o resultado da união de empresas privadas, poder público e o terceiro setor.

Por meio de parcerias, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça oferece acesso à prática esportiva para cerca de 5 mil crianças, adolescentes e jovens de Guaíra, Orlândia, Miguelópolis e Ipuã desde 2015. Esse trabalho do IORM, de gestão dos projetos esportivos administrados por parceiros, recebeu o nome de Fábrica de Esporte. As atividades esportivas e educacionais trazem conteúdos fundamentais ao desenvolvimento de crianças e adolescentes e sua formação cidadã. As aulas acontecem em sistema de contraturno escolar. Os alunos recebem uniforme esportivo gratuitamente. A Fábrica de Esporte acontece como o resultado da união de empresas privadas, poder público e o terceiro setor.

JOGOS ABERTOS

A cada estação, alunos da rede oficial de ensino de Guaíra participam de competições de diversas modalidades esportivas.
A cidade transforma-se em uma grande torcida, empurrando seus times com gritos e coreografias. Cada edição do evento é ansiosamente aguardada. Os jogos mobilizam a comunidade e promovem a convivência entre alunos das diversas escolas, públicas e particulares. É desenvolvido por meio da parceria entre Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Grêmio Recreativo e Esportivo Colorado e Lance Brazil e intensa participação dos educadores físicos das escolas.

Aproximar nossas crianças e jovens da prática de esportes é uma das formas que temos para contribuir com a educação integral, que acontece em vários tempos e espaços, muito além da escola e sobretudo, junto com a escola.

Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça - IORM

JUDO BRANCO ZANOL

O projeto Judô Branco Zanol é um projeto que atende crianças e adolescentes de 07 a 17 anos residentes no município de Guaíra, que estejam matriculadas na rede de ensino.
O projeto é realizado na sede do Grêmio Recreativo e Esportivo Colorado em uma parceria com o Projeto Olímpico Branco Zanol e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, tendo como objetivo a formação do cidadão de bem através da pratica esportiva na modalidade de Judô. Um dos principais benefícios do projeto Judô Branco Zanol é o auxilio para crianças tímidas e que têm dificuldades de socialização, mesmo sendo uma modalidade individual, a luta prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O Judô, neste caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos.

A aplicação do lúdico, disciplina e respeito fazem parte da socialização do aprendizado da aula de Judô. A idade em que a criança está mais apta para receber e assimilar os estímulos, tanto motores como intelectuais e na Educação Infantil. Por isso, crianças que têm estimulação positiva nesta idade, muito possivelmente, serão adultos com bom desenvolvimento motor, dinâmicos, ponderados, sociáveis enfim, pessoas preparadas para atuar no meio social em que vivem. Além disso, o Judô consegue interferir no caráter do praticante, uma vez que esta arte tem sua filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social.