Cidade que Educa
É o manifesto do IORM pela Cidade Educadora. É para onde nossos projetos convergem, “o lugar sagrado” e o grande motivo. Uma cidade educadora enxergará tudo que fazemos como conteúdo de educação. O IORM não é, nem será uma escola, mas sim, o espaço onde a educação também acontece. A educação acontece em todos os espaços.
Educação acontece em vários tempos e espaços não só no espaço e no tempo da escola. O conceito Cidade Educadora ganhou força com o movimento das Cidades Educadoras, que teve início em 1990 com o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, na Espanha.
O IORM participa do comitê gestor do Projeto Guaíra, Cidade que Educa, implantado em 2016 e que compreende a educação como um elemento norteador das políticas da cidade e o processo educativo como permanente e integrador.
Um processo que deve ser garantido a todos em condições de igualdade e que pode e deve ser potencializado pela valorização da diversidade intrínseca à vida na cidade e pela intencionalidade educativa dos diferentes aspectos de sua organização: do planejamento urbano, da participação, do processo decisório, da ocupação dos espaços e equipamentos públicos, do meio ambiente, das ofertas culturais, esportivas, recreativas e tecnológicas. Reconhecer e potencializar a dimensão educativa e coletiva das iniciativas públicas e privadas é parte da missão do IORM.
O Município que Educa, volta-se para consolidar uma cultura gestora participativa e integradora, que eduque criticamente para a democracia ativa, para a autonomia, a liberdade, a responsabilidade, o diálogo, a sustentabilidade e a consciência planetária. Em 2015, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça deu início ao processo de aproximação das secretarias de educação dos municípios onde atua para a construção de um trabalho conjunto para a Educação Integral.
O IORM é uma das forças para constituir um conteúdo programático e uma prática conjunta que permitam o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, e a parceria e o diálogo com as escolas da rede oficial de ensino. Também sediou a reunião da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente do município de Orlândia.
O objetivo da Rede é o de reunir pessoas e organizações, de forma democrática e participativa, em torno da garantia de direitos dos cidadãos. De forma articulada e integrada, há uma troca de informações e conhecimentos entre representantes do Poder Público Municipal, Judiciário e Terceiro Setor que são atuantes nas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde.
O Projeto Guaíra, Cidade que Educa reúne pessoas e organizações que, em comum, têm o compromisso de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
O Município que Educa não se preocupa apenas com o alcance pontual de objetivos e metas de seus projetos ou programas, mas, sobretudo, com a consolidação de uma cultura gestora participativa e integradora, que eduque criticamente para a democracia ativa, para a autonomia, a liberdade, a responsabilidade, o diálogo, a sustentabilidade e a consciência planetária. Pressupõe, também, ações conjuntas municipais, consorciadas, organizadas de forma comunicativa, em redes dinâmicas, presenciais e virtuais, além de construídas de modo a fortalecer reciprocamente cada participante das iniciativas propostas.
O primeiro passo do Projeto foi o mapeamento do Sistema de Garantia de Direitos na cidade e o trabalho para fortalecer e implementar as ações já desenvolvidas, alicerçadas em princípios e práticas de uma cidade educadora. A gestão e a construção da Cidade Educadora aproximam-se de diferentes instituições e pessoas ligadas à educação.
O Comitê Gestor avalia que há inúmeros aspectos da educação local com potencial de desenvolvimento, sendo muitos deles desconhecidos. Atua diretamente no projeto uma equipe formada por diversos profissionais: coordenador, supervisor, pedagogo, professor de dança, professor de artes, professor de leitura e professor de judô.
É realizado em parceria com a Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, e o patrocínio da Fundação Itaú Social, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.