Usina da Dança

A Usina da Dança traz oportunidades de desenvolvimento socioeducativo e cultural, para crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 7 e 17 anos, de Guaíra, Ipuã, Orlândia e Miguelópolis.

Oferece atividades educacionais, culturais e sociais, nas áreas de Dança, Teatro, Música, Artes Plásticas e Literatura, capacitação continuada, concepção e elaboração de figurinos e coreografias. Profissionais e alunos desenvolvem as atividades teóricas e práticas a partir de um tema central. O aluno participa de todas as modalidades oferecidas e de todo processo de criação e execução das adaptações de Obras Literárias, incluindo o desenvolvimento das personagens, dos figurinos, da ambientação e do cenário.

O resultado do trabalho é apresentado ao público em espetáculos, concursos e festivais. O trabalho contribui para o desenvolvimento das capacidades criadoras, harmonizar e integrar as potencialidades motora, afetiva e cognitiva, contribuindo para o aumento da autonomia, cidadania, pertencimento, fortalecimento dos vínculos e a integração do aluno com a família e a comunidade contribuindo para seu desenvolvimento integral.

O Projeto prioriza crianças de famílias de baixa renda. Os candidatos participam da avaliação socioeconômica e exames de aptidão física

Projetos como a Oficina de Artes Integradas Usina da Dança atendem ao disposto no art. 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente, com medidas de prevenção da ocorrência de ameaças e violação de direitos contra a criança e o adolescente, através de suas ações, planejadas e fundamentadas em consonância com as

diretrizes da Política de Atendimento à criança e ao adolescente, atuando diretamente na proteção social básica, prevenindo situações de risco pessoal e social, e no enfrentamento das reais necessidades apresentadas pelos Municípios onde o projeto é desenvolvido.

  • A dança, como experiência, possibilita novas formas de expressão e comunicação, levando o aluno à descoberta de sua linguagem corporal, que contribui para o processo ensino aprendizagem.
  • É grande a importância de dança ser vista como arte e ultrapassar a visão tradicional de que estaria apenas ligado a aspectos físicos e mecanicistas.
  • É uma arte que abre perspectivas, flexibiliza a compreensão de estar no presente de forma mais poética, mais sensível e mais significativa para compor a visão de uma educação consciencial.
  • A integração entre as diversas modalidades de dança, trabalhadas pelo IORM, as artes cênicas, música, artes plásticas e literatura, instiga a ação e a reflexão do aluno sobre si, sobre a realidade em que vive, abrindo um leque de alternativas futuras melhores.
  • A riqueza do trabalho com arte está na possibilidade de unir assuntos variados do cotidiano e poder conduzi-los de forma a despertar no aluno um olhar diferenciado e mais crítico para suas relações com o mundo.
  • 400 crianças, adolescentes e jovens entre 7 e 17 anos
  • Seus 600 familiares
  • Mais de 3 mil pessoas que são o público de nossos espetáculos em toda a região.

Nossos Espetáculos

O Mágico de Oz

Mágico de Oz, um clássico do cinema, ganhou produção digna dos grandes circuitos de dança e foi apresentado pela Usina da Dança nos últimos meses de 2016, em Orlândia, Miguelópolis e Guaíra. Foi a décima quinta montagem da Usina da Dança, projeto do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, e uma realização do Ministério da Cultura, do IORM e Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça. O espetáculo foi o produto de um ano de muito trabalho para alunos e educadores da Usina da Dança, que de forma conjunta construíram as personagens. Os alunos da Usina da Dança participaram das aulas de balé, jazz, dança contemporânea, teatro e literatura. O profissional Marcos Pavel assinou a maquiagem cênica que deu vida às personagens principais do Espetáculo.

Bela e a Fera

A Usina da Dança apresentou, em palcos de Orlândia, Miguelópolis e Guaíra, sua versão para “A Bela e a Fera”. A montagem também apresentou “O Divertissement”, reunião de cinco diferentes coreografias. Em Orlândia, nos muros do projeto Usina da Dança, os alunos pintaram cenas e personagens relacionados ao espetáculo. Os alunos de Miguelópolis participaram da criação do teatro com o objetivo de estimular a imaginação, o companheirismo e a disciplina. Baseados na história, os alunos criaram novas falas e, sob orientação técnica, dividiram-se como diretores, produtores e atores, recriando o conto de fadas. Para os alunos da Usina da Dança de Guaíra, a atividade em destaque ficou por conta de perguntas e respostas sobre o filme.

Querença

A trajetória do espetáculo Querença, iniciada em 2014 pela Usina da Dança, prosseguiu, em 2015, sua caminhada pelos espaços públicos de Orlândia, Guaíra e Miguelópolis. Querença remete a uma volta no tempo, com o olhar do presente, provocando o reencontro da comunidade regional com suas raízes e identidade comum. A presença das pessoas, as manifestações de admiração, foram a marca comum das apresentações. A intervenção urbana contou, de forma artística, a saga dos moradores que ajudaram a construir os municípios da Alta Mogiana. Foi um resgate cultural, histórico e afetivo do passado recente das cidades da região, unindo as linguagens da dança, a música e o teatro, ocupando as ruas, promovendo uma verdadeira volta ao tempo, a partir de uma estética ousada e inovadora.

Onde é desenvolvido

LOCAL:  Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça
LOCAL:  Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça
LOCAL:  Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça
LOCAL:  Centro Social Paulo Jurca