Biblioteca Comunitária do IORM Ipuã recebe primeiras atividades da Oficina de Literatura 2024

By 9 de maio de 2024Notícias

O mês de março marcou o início das atividades da Oficina de Literatura 2024 oferecidas pela Biblioteca Comunitária Armanda Malvina Mendonça – AMA-ME do Núcleo Ipuã do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.

Os alunos da Usina da Dança do IORM foram submetidos à avaliação pedagógica para identificação de transtornos relacionados à aprendizagem que possam interferir nas práticas literárias oferecidas aos alunos.

Para os educadores do IORM, a adoção desta avaliação poderá tornar mais assertivo o atendimento, contribuindo para o que Instituto aprimore e personalize a relação com cada aluno.

Também em março, com acompanhamento das responsáveis pelas Bibliotecas Laura Alves e Maria Laura Ferro, os participantes das Oficinas Literárias receberam um pacote do macarrão “sopa de letrinhas” para levarem para casa e prepararem em família. “Esta vivência proporcionou uma experiência gastronômica com ludicidade, o brincar com as letras. Este experimento devidamente direcionado harmoniza um alimento caseiro, um confort food (comida de conforto) com o despertar de uma lembrança agradável, neste caso das letras no convívio familiar.”, destaca a bibliotecária consultora do IORM, Maria das Graças Garcia, que propôs a ação.

Exploração alfabética
No universo das letras, cada um dos alunos das Oficinas Literárias foi à lousa para, individualmente, escrever as letras do alfabeto, em reconhecimento a cada uma delas, para uma exploração alfabética compartilhada.

Em um universo de infinitas possibilidades que é oferecido aos alunos, letras também puderam ser exploradas como movimento do corpo. A responsável da biblioteca Maria Laura Ferro, em conjunto com a especialista em linguagem contemporânea da dança, professora Dhenyfer Cristiany Cunha detalhou a postura do alfabeto corporal.

Cada criança que participou da atividade que envolveu ação por meio do seu corpo percebeu sentido do corpo como concreto e comunicativo. A ação pedagógica estimulou os alunos a fazerem, em um agrupamento, as palavras dança e ballet. Neste processo exploratório esquadrinharam o alfabeto e executaram a experiência com empenho e alegria, estabelecendo o diálogo entre as duas artes: da dança e das letras.