Projeto Agenda Cultural ofereceu oito contações de história para a comunidade de Guaíra

By 8 de dezembro de 2022novembro 29th, 2023Notícias

Aproximando ainda mais os livros da comunidade guairense, o Projeto Agenda Cultural promoveu oito contações de história nos meses de outubro e novembro.

As atividades de outubro foram abertas no dia 06: Tia Teca, contadora oficial de histórias da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, atendeu ao convite para contação de história na Kombi de Literatura do Departamento de Cultura do Encontro Cultural de Arte Livre de Guaíra, um evento tradicional da cidade. Tia Teca levou ao encontro a contação das histórias A Margarida Friorenta de Fernanda Lopes de Almeida; O Cão Alegre de Kom Moom Young. Também envolveu em e brincadeiras cantadas ao ar livre os cerca de 50 alunos do colégio Aquarela e os assistidos pelo Centro de Ação Social Nossa Senhora da Aparecida além do público presente à Feira.

 

Novembro

Os três últimos dias do mês de novembro foram reservados para contações de história promovidas pelo Projeto Agenda Cultural, com participação de uma voluntária muito especial, a contadora de história Claudia de Sousa Moura Silva, colaboradora da Biblioteca Engenho do Conhecimento, implantada na Usina Colorado e voltada aos colaboradores da empresa. Ela preparou para a programação de 28, 29 e 30 de novembro a contação da história A Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado.

A primeira sessão aconteceu na manhã de 28 de novembro, atendendo aos alunos CEMEI Aurea Mendes do município de Guaíra. A segunda sessão de contação do dia aconteceu no período da tarde e foi realizada na Creche Dr. Waldemar Chubacci com grande envolvimento dos alunos.

Explorando o lúdico e a criatividade do público infantil, no dia 29, a programação do Projeto Agenda Cultural voltou a contar com voluntária Claudia que participação da contação na Cemei Nerildy Gomes da Silva e no período da tarde na Creche Professora Zilda de Oliveira.

As contações de história do mês de novembro foram encerradas no dia 30  de novembro com mais duas programações do Projeto Agenda Cultural da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. A voluntária Cláudia levou a obra de Ana Maria Machado para os alunos do período matutino da Cemei Professora Eunisse Esperancine Moreira e no período da tarde, para os escolares da Cemei Professor Moacir Garcia Prado e da escola Cemei Professora Eunisse Esperancine.

“Por meio das histórias contadas, o Projeto Agenda Cultural apoia as crianças no desafio de entender o mundo à sua volta, transmitindo valores morais, estimulando suas emoções e desenvolvendo habilidades leitoras”, destaca a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

E as atividades foram retomadas no mês de dezembro com três sessões de contações de história. No dia 6 de dezembro, Tia Teca da Biblioteca levou histórias aos alunos da Creche Dirce Barros Lelis, durante o período da manhã e à tarde, a sessão de contação foi dedicada aos alunos da Creche Josefina Rawagnani Caligares. No dia 8, foi a vez dos assistidos pela Creche Nilce Fugio Akashi reunirem-se no período da tarde, em torno das histórias de Tia Teca.

O Projeto Agenda Cultural- PRONAC 212460 é realizado de forma conjunta pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura.