Professores de escolas públicas de quatro cidades participam de encontro de formação promovido pelo IORM

By 29 de setembro de 2022outubro 6th, 2022Notícias

Clique aqui e confira todas as fotos.

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, promoveu quatro encontros educativos presenciais que foram oferecidos gratuitamente a professores da rede pública de ensino dos municípios de Guaira, Ipuã, Orlândia e Miguelópolis, nos núcleos do Instituto em cada município, no período de 15 a 18 de agosto de 2022.

Um total de 45 professores das Escolas EMEB Professora Maria Marli Mandra Lima e Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça de Ipuã; EMEF Capitão Emídio, Jacinta Barbosa Ferreira e Vereador Alceu Barbosa da Silva de Miguelópolis; escolas municipais de ensino fundamental de Guaira Professora Vicencina Vaccaro Morsoleto, Padre Mario Lano, Professora Vera Lúcia Vitali e Centros de educação infantil  Olga, Waldemar Chubaci, Josefina  e Dirce; e EMEB Professora Maria Aparecida de Mello e Souza de Orlândia. Tratam-se de instituições de ensino parceiras do IORM, que participam dos Workshops de disseminação cultural.

Cada encontro teve duração de quatro horas e mais 26 horas de desenvolvimento com os alunos de cada escola. As formações foram ministradas pela coordenadora artística do Projeto Agenda Cultural, Valéria Pazeto nas 4 cidades e teve, ainda, a participação da professora Vivian Vinha em Orlândia e Ipuã. 

Memórias afetivas 

“Iniciamos a formação contextualizando os professores sobre o processo criativo do Espetáculo Cores que Curam, que teve como metodologia a adaptação do laboratório de formação artística desenvolvido junto aos profissionais das Oficinas de Artes Usina da Dança, no final do ano de 2021. Essas escolas participaram dos Workshops de Disseminação Cultural realizados em seus espaços durante os meses de abril a julho deste ano.”, afirma Valeria.

Em cada encontro foi exibido o vídeo de introdução do espetáculo com acessibilidade em audiodescrição e libras e apresentado, em detalhes, o processo criativo e de produção do espetáculo, concretizado por meio da escuta ativa dos alunos e suas famílias, das suas demandas materiais e afetivas, sobretudo em tempos de pandemia. 

A escolha do tema do espetáculo partiu de uma Pesquisa Investigativa, atendendo  ao desejo do IORM de construir uma arte consciencial. “Este percurso criativo buscou, trazer, pela escuta ativa e democrática dos envolvidos a realidade vivida dentro e fora da sala de aula, como uma forma de resgatar valores de vida, trazendo reflexões e proporcionando a conscientização e significação, através das artes.”, salienta Valeria. 

A formação foi realizada em um ambiente planejado, ambientado com cores, compostos por tecidos, cobertor, almofadas, cheiros e gostos. Os professores foram convidados a fazer uma vivência prática, e a escolher um dos ambientes para, então, explorá-lo  com seu corpo fomentando a imaginação e a sensibilidade aliada aos cinco sentidos da visão, audição, olfato, tato e paladar. Essa vivência instigou a observação do contato direto com a matéria, repercutindo em uma conscientização do ser. Cada participante foi convidado a acessar as memórias afetivas, sentimentos e emoções despertadas em cor escolhida. 

Em seguida, foram convidados a codificar sua percepção sobre a linguagem dos desenhos, visando a materialização dos sentimentos em grafismos que poderiam ser figurativos, mas também poderia acessar o campo abstrato. As obras produzidas pelos participantes foram apreciadas por todos e promovido um diálogo sobre  desdobramentos que poderão ser trabalhados pelos professores juntamente com os alunos associados com as disciplinas da escola. 

A formação promoveu a evidência de um trabalho quando acessa o campo socioemocional e a sensibilidade, por meio da escuta que possibilita um processo ensino aprendizagem mais interessante e prazeroso. A formação integra o Agenda Cultural, e faz parte das Ação de contrapartida Social e Formação de plateia do Projeto Agenda Cultural realizado pelo Instituto ORM e Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial de Cultura.

Ao final foi disponibilizado o link do Espetáculo “Cores que curam” com Audiodescrição de Bell Machado ao vivo:

 

Leave a Reply