Palavras têm muitos significados e há até aquelas que dançam e fazem ballet. Os conteúdos oferecidos aos alunos do Projeto Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, durante os meses de maio e junho pelas Oficinas de Literatura do Plano Agenda Cultural 2024 exploraram toda a força da literatura, por meio de dinâmicas, brincadeiras e jogos, sob orientação da Bibliotecária consultora, Maria das Graças Garcia.
Durante as Oficinas realizadas na Biblioteca Comunitária Armanda Malvina Mendonça no núcleo do IORM de Ipuã, o processo de literatura foi revisado, por meio de palavras que reverberam. Relembraram as ações aplicadas nos primeiros meses, quando os alunos e suas famílias puderam compor palavras com as letras do macarrão sopa de letrinhas que levaram para casa. Teve também o Alfabeto Corporal, a escrita glamourosa, comprovando que com o corpo também é possível escrever a linguagem.
Enfim, nesta nova etapa os alunos receberam uma cópia da história e assistiram ao vídeo baseado no livro O Menino que Aprendeu a Ver. Depois da exibição do vídeo, a responsável pela Biblioteca, Maria Laura Ferro, recolheu a cópia da obra e distribuiu folhas para os alunos com a questão: o que é literatura. Os alunos também registraram no papel três palavras que remetiam à história. No fechamento da oficina, as cinco palavras previamente impressas: ver, ler, aprender, menino e escola, que remetem ao livro lido, foram fixadas na parede por grupos de alunos.
Gênero narrativo
Entre as oficinas realizadas, visando ao entendimento do gênero narrativo e com o apoio do vídeo, os alunos fizeram a leitura da fábula de Esopo A Galinha Ruiva, que aborda a importância do trabalho em equipe. Os alunos foram convidados a vivenciar a história de forma surpreendente: eles tiveram que descascar sabugos de milho, como trabalho coletivo, para, só então, degustarem um bolo de milho de maneira fraterna. “Deste modo, falamos sobre a materialidade da obra para poder ter um contexto visível e apreciável”, afirma Laura.
Em outra prática, com o intuito de memorização e experimentação, a responsável da Biblioteca entregou para cada aluno um marcador de sulfite em branco. Após leitura do banner acadêmico, os alunos escreveram no marcador gênero narrativo. O marcador foi levado pelos alunos no livro que seria emprestado.
Na sequência desta oficina, vários títulos foram apresentados para escolha de cada aluno. A mensagem foi clara: os alunos receberam o direcionamento para olhar o livro em suas casas, prestando atenção à capa e a toda a história. Eles tiveram como tarefa deixar o livro exposto no lar em algum lugar de sua preferência, então registraram o livro em foto e enviaram para a Biblioteca. Para que os alunos identificassem os diferentes títulos dos livros apresentados, a Oficina propôs ainda a prática da mímica do título do livro emprestado, brincadeira que valoriza o livro e o diversificado acervo do espaço cultural.