O Brasil inteiro se une contra o Coronavírus, e o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça entra na batalha contra o vírus, contando com a força da solidariedade.

Na primeira semana de abril, lançou o desafio gigantesco da produção de 40 mil máscaras e já está reunindo os apoios de voluntários e doadores para alcançar essa meta. As máscaras serão produzidas com tecidos e aviamentos doados pelo IORM e cortadas e costuradas por voluntários de toda a região de abrangência do Instituto.

Também é possível fazer a doação em dinheiro para que mais materiais sejam adquiridos. As máscaras seguirão o padrão de confecção orientado pelo Ministério da Saúde. Depois de prontas, serão embaladas de duas em duas unidades e distribuídas para a população mais vulnerável, idosos abrigados por instituições de longa permanência, bairros carentes e até mesmo pedidos dos fundos sociais de solidariedade da região. As máscaras deverão ser higienizadas antes do uso, conforme instruções do rótulo.

Adesão

A campanha foi lançada em redes sociais pela fundadora do IORM e idealizadora dessa mobilização, a empreendedora social Josimara Ribeiro de Mendonça. ‘Nunca precisamos tanto uns dos outros como agora. Durante minhas três semanas de quarentena, pedi a Deus que me iluminasse sobre uma forma com que pudéssemos ajudar nesse momento e recebi uma mensagem do Dr. Mauro Tarandach, perguntando se o IORM poderia produzir máscaras de pano. Imediatamente me reuni com as lideranças do Instituto e montamos um projeto. Por isso estamos convidando costureiros voluntários a participar. Também recebemos doações para complementar o que  nós, do IORM, doaremos em tecidos e aviamentos para produzir as máscaras’, salienta Josimara.

Em poucos dias, cerca de 90 voluntários se apresentaram para o trabalho. Quem quiser ter mais informações sobre a campanha pode acessar o site do IORM pelo endereço www.iorm.org.br

Leave a Reply