IORM promove Gincana Virtual para comemorar o mês das crianças

By 16 de outubro de 2020Notícias

Um outubro recheado de atrações e com muitas oportunidades de interação e convivência. O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, na execução do Plano Agenda Cultural 2020, dedicado à população dos Municípios de Orlândia, Guaira, Miguelópolis e Ipuã, com atividades de caráter permanente e contínuo, comemora o mês da criança promovendo sua I Gincana Virtual, que contou com ações integradas entre equipes, sociais e artísticas, junto aos participantes das Oficinas de Artes Usina da Dança nos quatro polos de atuação Institucional.

“A proposta da Gincana surgiu do desejo em manter os vínculos fortes e impulsionar a interação institucional com os alunos assistidos. O planejamento foi um reforço positivo para além do Dia das Criança. “Para nós do IORM, dia das crianças é todo dia, por isso, propusemos uma comemoração diferente e intensa, e que estivesse integrada ao tema do espetáculo Pés que Ouvem, Mãos que Falam. Isso se concretizou por meio da proposição de brincadeiras envolvendo diferentes elementos da natureza e resgate do primitivo presente nas brincadeiras de infância. As brincadeiras propostas foram segmentadas para diferentes faixas etárias, com opções de escolha, no intuito de preservar a autonomia dos participantes; incentivar o lúdico e a ludicidade junto ao espírito inventivo e criativo; despertar o desejo de participar e reforçar a importância do brincar na Infância”, afirmou a assistente social Letícia Gerim.

 

Atividades

As atividades foram apresentadas através de desafios do brincar: 1º, 2º, 3º desafio. O 1º desafio foi lançado no dia oito de outubro, onde profissionais que integram a equipe social do IORM gravaram um vídeo dedicados aos alunos e suas famílias com as orientações para participação da Gincana Virtual. Eles explicaram em detalhes a forma de participação, os prazos para postagens e informaram que todos os participantes receberão um brinde personalizado com a marca do IORM, para marcar a data.

As mídias sociais têm um papel de protagonista nesta comemoração. A primeira atividade proposta “Eu quando Criança”, foi a postagem de uma foto pelos participantes e uma frase associando a imagem a um acontecimento positivo que tenha, de algum modo, marcando a infância do aluno. Os participantes tiveram o prazo de 9 a 15 de outubro para fazer o post com a hastag: #MêsdasCriançasIORM, marcando professores, assistentes sociais e demais pessoas da equipe.

O 2º desafio do Brincar ocorreu entre 16 e 22 de outubro, onde a Equipe Artística propôs para alunos das turmas 1 e 2, a atividade Brinquedo ou Brincadeira de Infância lança o desafio para que postem fotos de momentos de brincar. Já os alunos adolescentes, das Turmas 3 e 4 da Usina da Dança tiveram como atividade proposta postarem uma imagem que respondesse à pergunta: O que te inspira? E o convite de prestar homenagem a um professor.

E para fechar a maratona de atividades pelo 3º desafio da Gincana, no período de 23 a 29 de outubro, os alunos das Turmas 1 e 2  puderam escolher uma das duas atividades: participar da prova Penteado Maluco ou fazerem um desenho.  Os adolescentes e jovens das Turmas 3 e 4 terão como prova produzirem um Tutorial de Maquiagem ou gravarem um vídeo Tik Tok de Música ou Dança.

“Os vídeos explicativos foram enviados aos grupos por turma pelas secretarias de cada polo do IORM nas cidades de Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia. Além dos alunos, suas famílias e os educadores já participam das atividades propostas. Por meio dessa interação, o IORM cria alternativas para superar os desafios do distanciamento social e fortalecer os vínculos, assegurando o processo de ensino aprendizado e das trocas tão necessárias ao desenvolvimento humano.”, salienta a coordenadora artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.

Leave a Reply