IORM conta histórias para comunidade como parte do plano anual Agenda Cultural

By 6 de outubro de 2022Notícias

Até mesmo um banco de praça pode ser o local escolhido para uma boa história. Especialmente para as contações de história promovidas pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, para aproximar a comunidade de belos e envolventes textos de autores nacionais e estrangeiros, voltando sua atuação para pessoas de todas as idades, de todas as classes sociais. Essa missão proposta no Plano Agenda Cultural – PRONAC 212460, realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, vem sendo cumprido à risca pela contadora de histórias oficial do IORM, a educadora Elizabeth Ribeiro do Nascimento, ou, simplesmente, Tia Teca.

No mês de agosto, Tia Teca fez duas ações de contações de história para a comunidade.  No dia 11 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante,  o Projeto Agenda Cultural foi até a Praça Oswaldo Ribeiro de Mendonça, um espaço público anexo à Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube, para contar história para os alunos atendidos pela instituição.

Acompanhados pelas educadoras Hemily Cristina de Almeida dos Santos e Patrícia Maria da Silva Vitorino, 29 crianças participaram da ação. A obra escolhida foi Cão Alegre, de Ko Moon-Yong, que aborda a percepção de sentimentos como a tristeza, honestidade e o exercício da paciência. A contação foi seguida da interpretação da leitura.

Na semana seguinte, mais precisamente no dia 18 de agosto, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento recebeu, no período da tarde, alunos e educadores da Etec Coronel Raphael Brandão, de Guaíra. Foi a oportunidade para que Tia Téca apresentasse aos estudantes a Biblioteca e as inúmeras possibilidades oferecidas gratuitamente para a comunidade por esse espaço consagrado à leitura.   Ela também falou aos estudantes sobre o funcionamento do Centro Cultural, núcleo do IORM em Guaíra, e importante equipamento para a arte, a cultura e a convivência na cidade.

Para a sessão de contação de histórias, Tia Teca selecionou A Moura Torta, de Pedro Bandeira. A professora de português da Etec, Juliana Mafra, que também é contadora de histórias, participou da sessão de contação com a lenda do Bode e a Onça de José Santos.

Além da presença da professora de português, os alunos da escola Etec estiveram acompanhados pela coordenadora da Etec, professora Flávia Bueno.

Leave a Reply