IORM celebra Dia dos Pais com comemoração inclusiva para as várias formações familiares

By 20 de agosto de 2020Notícias

Fortalecer os vínculos familiares e comunitários é um forte propósito do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM. O fortalecimento de vínculos figura como uma das metas propostas no Plano de Trabalho dos projetos desenvolvidos pelo Instituto, como o Agenda Cultural.

Por isso, o Dia dos Pais foi mais uma oportunidade para que o IORM promovesse o encontro entre famílias. “Essa é uma data que faz parte do Calendário Brasileiro. No entanto, já há alguns anos, em respeito às novas configurações familiares, com  mães provedoras, pais que cumprem o papel de mães, mães-avós, madrinhas mães, irmã mães, nós do IORM procuram marcar a data por meio de uma comemoração familiar que abranja todas as formações familiares possíveis, de maneira inclusiva”, esclarece a assistente social do IORM, Letícia Gerim.

Se nos anos anteriores, a data foi comemorada com a realização de encontros coletivos envolvendo as famílias, este ano a pandemia da  Covid-19 determinou que a forma de celebrar a data fosse revista.

A alternativa encontrada pelo IORM foi propor às famílias dos alunos assistidos pelos núcleos do Instituto nas cidades de Guaíra, Ipuã, Orlândia e Miguelópolis o registro de uma atividade familiar conjunta, realizada no período de 09 a 16 de Agosto. Poderia ser um piquenique, o preparo de um almoço ou jantar, uma brincadeira, um campeonato, um jogo de tabuleiro, ou um cinema em família.

“Para isso, separamos e distribuímos dicas de ações, brincadeiras e filmes que pudessem compor momentos vivenciados em família, com todos da casa, independentemente de suas configurações. Também viabilizamos e disponibilizamos o acesso a links de filmes baixados e com temas direcionados como: O menino que Descobriu o Vento; O Extraordinário; A menina que Roubava Livros; Como Estrelas na Terra; O milagre da Sela 7, junto à alternativa da gravação dos filmes em CD  ou DVD. Apresentamos opções as quais os alunos pudessem escolher. Também abrimos a possibilidade de sugestões apresentadas pelos próprios alunos”, conta Letícia.

Segundo a assistente social, a comemoração do Dia dos Pais foi mais uma iniciativa realizada no decorrer do ano, com o propósito de incentivar a convivência familiar harmoniosa, contribuindo para com o fortalecimento dos vínculos familiares, permitindo que os alunos possam partilhar com os profissionais do Instituto ORM um pouco de seus momentos vivenciados em família.

“Todas as homenagens são merecidas para quem através do amor cuida e educa sem medir esforços com zelo, carinho, dedicação e proteção aos seus filhos. Nossa ação portanto se estendeu a todos que por relações de influência recíproca, direta, intensa e duradoura, junto aos seus membros, se empenham neste papel com responsabilidade, compreendendo o verdadeiro significado. Cuidar, zelar, proteger, conduzir e amar!”, finalizou Letícia.

 

Leave a Reply