Inteligência Emocional foi tema do curso gratuito oferecido à comunidade de Ipuã pela parceria IORM e Sebrae Barretos

By 25 de outubro de 2022novembro 30th, 2022Notícias

Familiares dos alunos assistidos pela Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça e representantes da comunidade de Ipuã, participaram do curso Seja mais seguro nas suas decisões da sua empresa com Inteligência Emocional, promovido no dia 18 de Outubro, no núcleo local do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.

Apesar do nome aparentemente complicado, inteligência emocional pode ser definida como a habilidade de monitorar nossas emoções e nossos sentimentos. Essa é uma característica fundamental para os empreendedores e para todas as pessoas que trabalham, porque permite enfrentar melhor os desafios diários, sem agir apenas com a emoção do momento, mas de forma responsável e coerente.

O curso, uma promoção conjunta da parceria firmada entre IORM e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae foi ministrado pelo consultor do Sebrae, Marcos Vinicíus Polegatto que enfatizou sobre como lidar com as emoções e com a Gestão da Inteligência Emocional e o desenvolvimento de competências essenciais para o trabalho e nos relacionamentos pessoal, profissional e no gerenciamento das empresas.

“Durante o curso, os participantes puderam compreender que, no decorrer da vida, as pessoas passam por situações estressantes, que contribuem para o surgimento de emoções negativas. Mas é possível trabalhar esse processo dentro de si para que essas emoções não tomem conta da vida constantemente. Isso significa que, sempre que passar por uma situação de frustração no trabalho, é preciso pensar em soluções para mudar o problema, ao invés de ficar reclamando o tempo todo sobre o que não foi feito. Outra orientação para trabalhar a inteligência emocional é prestar atenção às atitudes rotineiras, da vida pessoal e profissional. É preciso que cada um observe suas ações, seus gestos, sua forma de falar com as pessoas, o tom de voz, as expressões utilizadas, entre outras características que demonstram como você encara as diferentes situações do seu cotidiano.”, afirmou a coordenadora da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, Janaína Cristina Amadeu.

O consultor destacou componentes como Empatia e Simpatia, Autoconsciência, Autogestão, Auto responsabilidade, Habilidades sociais, que são extremamente importantes para o desenvolvimento da Inteligência Emocional e para as relações como um todo. A Comunicação não violenta e a Estratégia Fofa também foram apresentadas como estratégias para gerenciamento da emoção e autoconhecimento.

“O curso constituiu-se em espaço de reflexão para as famílias e comunidade, fundamental, não somente para as pessoas que apresentam o interesse para empreenderem, mas também para o seu desenvolvimento interpessoal, principalmente no âmbito dos relacionamentos familiares.”, afirmou a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Os participantes puderam responder à pesquisa sobre a demanda de novos cursos a serem oferecidos no ano de 2023.

Leave a Reply