Feijoada do Bem emociona e se consolida como a principal festa regional da solidariedade

By 11 de agosto de 2022Notícias

Foi de tirar o fôlego. Valeu a espera: a Feijoada do Bem 2022 do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, revendo grandes amigos com o propósito compartilhado de solidariedade e amor ao próximo.

A festa, realizada no sábado, 6 de agosto,  na Estância Colorado em Sales Oliveira recebeu cerca de mil participantes de toda a região e teve mais de onze horas de duração. Cada convidado foi recepcionado de modo acolhedor e se sentiu em casa para a comemoração dos 17 anos de vida do IORM. Teve parabéns, bolo de aniversário e apresentação da coreografia da Usina da Dança, assinada pela coordenadora artística Valeria Pazeto, que fundiu a valsa de aniversariante com o samba e conquistou muitos aplausos!

Autoridades da região participaram do evento, como os prefeitos municipais de Orlândia, Dr. Sérgio Augusto Bordin Júnior; de Guaíra, Antônio Manoel da Silva Júnior; de Ipuã, Ronywerton Marcelo Alves Pereira e de Miguelópolis, Dr. Naim Miguel Neto e, ainda, o Deputado Estadual Léo Oliveira e o vereador da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Igor Oliveira; o ex-deputado e candidato à Câmara Federal, Guilherme Campos, acompanhado de seu assessor José Eduardo Martelli.

A arte embalou a Feijoada, com a participação da Faaro que trouxe obras de arte do acervo do colecionador José Oswaldo Ribeiro de Mendonça, doadas pelos seus filhos, que foram leiloadas durante o evento. O palco contou com músicos primorosos: primeiro, Os Bebel em uma emocionante apresentação em que homenagearam um de seus membros que partiu recentemente. O palco também recebeu a viola de Sandro Dhiacanga, músico de primeira linha e responsável há 13 anos pela abertura oficial da Festa de Peão de Barretos. Então, foi a vez do samba raiz de Dudu Nobre, acompanhado por bailarinas e um naipe de músicos do primeiro time. A noite foi encerrada com o sertanejo bem-humorado do cantor Juninho Campos e a discotecagem do DJ Chico Simonelli.

Homenagens

O hino nacional, lindamente interpretado por Sandho Dhiacanga, foi a senha para o início da série de homenagens prestadas pela Feijoada do Bem. Primeiro, Josimara, que é diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, recebeu a homenagem do Hospital de Amor pela doação de energia renovável produzida pela cana de açúcar. Desde 2018, a Usina Colorado foi responsável pela doação de 800 Megawatt-hora para o Hospital de Amor, o equivalente ao consumo de 400 residências, totalizando cerca de R$ 200 mil ano.  Riolando Netto, diretor de operações especiais e trading da empresa Esfera Energia e idealizados do Projeto Energia do Bem, entregou o certificado materializando a homenagem.

Josimara, então, assumiu as homenagens e conduziu a sessão de reconhecimento público a pessoas muito importantes pelo apoio ao trabalho do Instituto. Ela conferiu o título de Amigos de Valor a Alisson Silva Ribeiro de Mendonça, André Luiz da Trindade Scapin, Erasmo Pereira, Ermínio Lucci e Márcio Rodrigo Furlan Piola.

Unidos por uma causa

Foi bonito acompanhar cada pessoa usando o abadá ao seu modo, alguns de formas muito criativas, colorindo a festa. O espaço instagramável com bexigas e a marca da Feijoada foi parada obrigatória para selfies que contribuíram para viralizar a festa nas mídias sociais.

Durante todo o evento, a fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, esteve em contato com os convidados, entre eles, o filho do apresentador Fausto Silva, João Guilherme Silva e sua namorada, a modelo Schynaider Moura . “Vim porque o Instituto trabalha com duas coisas que eu gosto muito: o incentivo às artes e dando oportunidades para crianças e jovens”, destacou.

Sim, João, você tem razão:  todos os que compareceram também demonstram seu compromisso em garantir que o trabalho desenvolvido pelo IORM possa prosseguir cada vez mais forte. Em 17 anos de atividades, o Instituto assistiu a mais de 11 mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias com projetos inovadores e com alto impacto sobre o dia a dia.

O vídeo apresentado pelo IORM foi uma espécie de prestação de contas sobre o trabalho ininterrupto desenvolvido durante o período de Pandemia. Em 2020, o IORM produziu e distribuiu 40 mil máscaras de proteção contra o Coronavírus. Ainda em 2020, o Instituto criou uma plataforma de aulas online, permitindo que, mesmo de casa, os alunos pudessem manter a rotina de aulas. Em 2021, lançou a campanha Conexão é Educação – Internet para Todos, a maior já realizada e como resultado, distribuiu 257 computadores com acesso à internet para os alunos do projeto Usina da Dança em Miguelópolis, Ipuã, Orlândia e Guaíra. Muitas famílias de alunos dispunham de um único celular em casa, que geralmente é usado pelos adultos para o trabalho e, portanto, não estava disponível  para que os alunos usassem para suas aulas.

Ainda durante a Pandemia, o IORM produziu e estreou dois espetáculos: o espetáculo virtual Pés que Ouvem, Mãos que Falam, em 2020 e Cores que Curam, híbrido e que trouxe o recurso da audiodescrição para a região, permitindo que pessoas cegas e com baixa visão acompanhassem a narrativa.  A Pandemia foi a espinha dorsal da criação do espetáculo. Alunos puderam traduzir em cores seus sentimentos, angústias e questionamentos sobre o período de distanciamento social e privação de vínculos.

O IORM estabeleceu conexões com o Museu de Arte Moderna – MAM, de São Paulo, que elegeu o Instituto como organização para o projeto piloto de tutoria do Minecraft Educação. O jogo que viralizou entre os estudantes foi adaptado pelo MAM como uma ferramenta educativa e uma possibilidade de visita virtual ao Museu.  Como resultado dessa visita virtual, o Museu virtual já é conteúdo de aulas da Usina da Dança, desde o mês de abril.

Apoio

Josy recebeu palavras de apoio e agradeceu a participação de cada um. Ela contou com a forte presença de seu irmão, Marcelo Ribeiro de Mendonça, apoiando o evento e organizando o leilão de prêmios, um dos destaques na arrecadação de recursos para o IORM.

Josimara também esteve acompanhada por seus filhos, sobrinhos, amigos e pelo namorado, o advogado Dázio Vasconcelos, um Amigo de Valor. Destaque para a presença da matriarca Dona Therezinha Varalonga de Mendonça, bastante emocionada e feliz, com os olhos brilhantes de orgulho pelo legado fraterno de seu esposo, Oswaldo Ribeiro de Mendonça. “Sabemos que, com nossa Feijoada, tocamos os corações de muitas pessoas. Esperamos que todas elas saibam o quanto significam para o IORM e que possam voltar para suas casas felizes. A equipe do Instituto preparou tudo com carinho para proporcionar uma experiência inesquecível para os participantes”, afirmou Josimara.

“A Feijoada do Bem é o resultado da união de empresas e pessoas que são fundamentais para nossas realizações. Destaco nosso apoiador ouro, Colorado Máquinas Concessionária John Deere; nossos apoiadores prata Bayer, Ecopower, Pirelli e Precisão Aeroagrícola e nossos apoiadores bronze Copercitrus, Maxipress Gráfica e Raesa. Agradecemos ainda a todos que doaram prendas e prêmios para nossos sorteios e Leilões. Os nomes dessas pessoas e empresas foram exibidos em telões durante todo o evento e mais do que isso, ficaram marcados em nossos corações”, destacou a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

O evento foi fortemente coberto por representantes da mídia regional, entre eles Izildinha Lacativa e Lincoln Ribeiro, do  Jornal O Guaíra e Revista Agro; Rangel Dal Pícollo do site Nova Cidade de Orlândia; Fábio Reis do Jornal Popular de  Miguelópolis; Ovídio Nascimento do Jornal Opinião de Guaíra; Anderson Ferreira da Radio Sefe de Guaíra, Heloísa Pedrosa do Programa Heloísa Pedrosa Coberturas e Entrevistas do Grupo Tathy e Net TV Ribeirão Preto, a influencer Alessandra Cunha de São Joaquim da Barra e região e André Luiz de Oliveira Leite, da Revista Elegance, que dedicou várias páginas ao IORM em edição especial.

Alcione será a atração de 2023

Em um breve vídeo, a cantora Alcione falou sobre o motivo que a impediu de estar na Feijoada do Bem de 2022: uma cirurgia da coluna. A Marrom confirmou sua presença na festa em 2023, que acontecerá no dia 3 de junho e convocou as pessoas para a próxima Feijoada.

“Como foi bom participar dessa energia do Bem. Essa feijoada trouxe um toque espiritual, que mexe com a nossa alma, parece que a gente ganha uma energia do Universo, sabe aquela varinha mágica … Blim blim e, como num passe de mágica, a gente renova as esperanças e sai com vontade de fazer muito, mas muito mais pelo próximo! Precisamos descobrir esse segredo. O mundo está mesmo precisando desse toque, que, em minha opinião é um toque divino. Para quem não foi à Feijoada, tomara que eu consiga passar um pouquinho dessa energia! Já estou ansiosa para o próximo ano. Até lá”, disse a responsável pelo Jornal O Guaíra e Revista Agro, Izildinha Lacativa, ao deixar a Feijoada.

Clique e acesse a Galeria de Imagens da Feijoada do Bem. 

Leave a Reply