Energia do Conhecimento cumpre o propósito de ser uma Biblioteca para a comunidade

By 19 de setembro de 2022Notícias

Onze anos depois de ser inaugurada, em outubro de 2011, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento tem entre membros da comunidade o maior número de leitores, que supera até mesmo os alunos assistidos pelos Projetos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, que mantém a Biblioteca implantada no núcleo do Instituto em Guaíra, o Centro Cultural Colorado.

Do total de 20.560 empréstimos ao longo desses quase onze anos, mais da metade, ou 10.982 empréstimos foram realizados por pessoas da comunidade e 8.182 por alunos dos projetos desenvolvidos pelo IORM, o que comprova a crescente adesão dos guairenses à leitura. E as ações de estímulo à leitura tem  surtido efeito justamente junto ao público mais jovem: crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos representam 34% do público leitor. Cada vez mais e familiares estão comprometidos com o incentivo à leitura, já que crianças de 0 a 6 anos têm tido acesso às obras e representam 10% do total de leitores da Biblioteca. Adolescentes e jovens entre 15 e 17 anos são 21% dos leitores, já os que têm entre 18 e 29 anos, somam 12% dos leitores que emprestam obras da Biblioteca. As duas faixas etárias, que compreendem pessoas entre 30 e 60 anos ou mais são 23% do total de leitores.

Atualmente a Biblioteca registra 2.114 leitores associados, desse total, 25 inscreveram-se no mês de agosto. Depois do declínio do mês de julho, com apenas 30 livros emprestados no período, o total de empréstimos voltou a crescer em agosto, com 226 empréstimos realizados, cinco a mais do que os realizados em junho, quando foram 221 livros emprestados.

O acervo da Biblioteca também cresceu em agosto, com 24 novos volumes. Agora, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento já oferece 5.642 obras para empréstimo.

Leave a Reply