Balanço de Atividades Esportivas – Projeto Fábrica de Esporte

By 16 de fevereiro de 2022Fábrica de Esporte, Notícias

Projeto Fábrica de Esporte do IORM fortalece vínculos, educa e promove a saúde

Robson Sócrates Leme, de Guaíra, recebeu uma mensagem da filha Laura Soares Leme de 13 anos, durante sua primeira aula de Basquete do Projeto Fábrica de Esporte I ano 3, desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Sem conter o entusiasmo, Laura não esperou chegar em casa e mandou um áudio pelo aplicativo Whatsapp contando ao pai que estava “supercontente” pelas atividades de sua primeira aula.

A manifestação de Laura não é isolada. As aulas das diversas modalidades oferecidas gratuitamente pelo Projeto Fábrica de Esporte para meninos e meninas, em sistema de contraturno escolar, nos núcleos do IORM de Ipuã, Guaíra, Miguelópolis e Orlândia tem cumprido para motivar a participação de mais crianças, adolescentes e jovens. Durante o mês de novembro de 2021 os educadores do Projeto estiveram nas escolas  Zezinho Portugal, Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoleto, Francisco Gomes de Souzae Vera Lucia Vitali de Guaíra; nas escolas Professor Monir Neder, Professor Osvaldo Francelin e Professora Maria Marly Mandra Lima  Ipuã; nas escolas Capitão Emidio, William Amin e Jacinta Barbosa Ferreira de Miguelópolis e na escola Coronel Francisco Orlando de Orlândia divulgando as modalidades e horários de aula oferecidos ao logo de 2022. Além da panfletagem na escola, o projeto recebeu divulgação em redes sociais e em emissoras de rádio.

Participaram da ação os educadores Alexandro Cardolo Costa, Fernanda de Souza Correia Castro, Yorran Miranda Stafuzza Bonvino e Walter Sandoval Bernardo; os estagiários Luiz Otavio Monteiro, Maria Fernanda Garcia, Luis Eduardo Guerra Marçola e Luan Marcos Aparecido da Silva; coordenador Alex Sousa, o gerente executivo Rafael Albuquerque Braghiroli; e os colaboradores Asheley Savanhag Nogueira, Elisane Cristina Ribeiro Fernandes, Aline Medeiros Oliveira Paulino, Adriane Aparecida Alves Mioto, Valquiria Alves de Souza e Ana Clara Zanata.

 

Esporte na Pandemia

As aulas práticas das modalidades esportivas foram iniciadas nas quadras de Guaíra, Miguelópolis e Orlândia, na semana de 22 a 26 de novembro de 2021 com a presença de 140 alunos.

Seguindo o rígido protocolo adotado pelo IORM e informado aos alunos e educadores por meio de cartilha de referência, jovens, adolescentes e crianças são orientandos constantemente sobre o uso de máscara e demais cuidados quanto a pandemia.

O início das atividades no núcleo Ipuã teve que ser adiado devido à necessidade de adequação nas praças esportivas.

Desde o início das aulas presenciais, é possível notar a presença constante de pais e responsáveis nas aulas, acompanhando e apoiando seus filhos na prática esportiva, que passa a desempenhar o papel de fortalecimento de vínculos.

Em 2022 o contingente de alunos aumentou: são 188 matriculados no início de Janeiro no Projeto Fábrica de Esporte. Em Guaíra, 25 alunos participam das aulas da modalidade basquetebol no Complexo Poliesportivo Ramize Elias, sob coordenação do professor Alexandro Cardolo Costa e do estagiário Luiz Otavio Monteiro. Em Orlândia o projeto conta com 50 alunos que frequenta aulas de voleibol na quadra coberta do núcleo do IORM, o Castelinho, sob orientação da professora Fernanda de Souza Correia Castro e de estagiário Luís Eduardo Guerra Marçola. Em Ipuã, as aulas acontecem toda segunda e quinta-feira no Núcleo Cultural do IORM, os alunos também recebem suco e lanche. A cidade de Miguelópolis conta com o maior número de alunos: 60, que praticam a modalidade futsal no Ginásio Poliesportivo Tulio Guitarrari, com o professor Walter Sandoval Bernardo e estagiária Maria Fernanda Garcia.

 

Alunos da Fábrica de Esporte participam do Confronto de Gerações do Basquete em Guaíra

Os alunos de Guaíra, da modalidade basquetebol do Projeto Fábrica de Esporte puderam presenciar jogos eletrizantes e observar, em quadra, a aplicação dos fundamentos que estão aprendendo nas aulas durante o evento Confronto de Gerações do Basquete, realizado a 12 de dezembro de 2021.

O evento contou com a participação de várias gerações do basquete de Guaíra-SP. Além de assistirem ao duelo das quadras, os alunos puderam participar enfrentando alguns jogadores.

O mês de dezembro foi marcado por intensas atividades envolvendo os alunos do Projeto Fábrica de Esporte. As aulas não foram paralisadas e o calendário recebeu atividades extras como confraternizações, visitas e minitorneios internos, durante o período de férias escolares.

 

“Time” do Projeto Fábrica de Esporte do IORM realiza reunião para planejar 2022

Educadores, colaboradores, estagiários que integram o time do Projeto Fábrica de Esporte, participaram da primeira reunião presencial promovida a 7 de janeiro de 2022 pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, núcleo Guaíra.

O gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli apresentou para a equipe o IORM e suas salas de atividades, além da estrutura do Grêmio Recreativo e Esportivo Colorado – GREC. A equipe planejou o desenvolvimento do projeto ao longo do ano de 2022.

O projeto é realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esportes Lazer e Juventude através da Lei Paulista de Incentivo Fiscal – ICMS.

Leave a Reply