Atendentes de Farmácia são os mais novos profissionais qualificados pela parceria IORM Senac

By 11 de junho de 2024Notícias

Guaíra passa a contar com sete novos atendentes de farmácia, profissionais que acabam de obter sua Qualificação Profissional por meio da parceria firmada entre o  Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça Atendente de Farmácia – IORM e o Senac Franca.

A entrega dos certificados de conclusão do curso ocorreu no dia 5 de junho, como resultado de 240 horas, durante aulas noturnas realizadas no Centro Cultural Colorado, núcleo do IORM em Guaíra. Uma jornada iniciada a 16 de setembro de 2023. Esta foi a primeira vez que o curso de qualificação para atendentes de farmácia foi oferecido na cidade e a iniciativa já está trazendo bons resultados: os formandos Celeste Aparecida Dantonio de Matos e Karoline Leonel da Silva já conquistaram seu primeiro emprego na área.

O docente responsável pela turma, Wagner Fernandes Gotardi Queiroz, explica que o  curso de atendente de farmácia é voltado para profissionais que buscam

qualificação e espaço no mercado de trabalho, voltado para a área da saúde. “Os temas abordados são em grande maioria das ciências farmacêuticas, assim o profissional que conclui esse curso, está apto a atender as rotinas dentro de uma farmácia, seja ela em hospitais, clínicas, farmácias de manipulação e drogarias.

O docente lembra que o  diferencial de um atendente de farmácia pode ser visto em diversas competências e qualidades que vão além das funções básicas do cargo. Entre essas características estão o  conhecimento técnico, a qualidade do atendimento ao cliente, a  comunicação eficaz, organização, resolução de problemas, atualização constante, a aderência da farmácia a leis, normas e regulamentos e a responsabilidade de orientar e educar sobre o uso correto dos medicamentos, adesão ao tratamento e cuidados com a saúde. “Isso pode incluir a instrução sobre como armazenar medicamentos, a importância de seguir horários de dosagem e o que fazer em caso de esquecimento de uma dose.”, resume o professor.

O Curso ofereceu aos estudantes uma grade curricular composta por quatro unidades. A primeira dela abordou o fornecimento de medicamentos em farmácias e drogarias. Já a segunda unidade curricular o papel do profissional na orientação do uso racional de medicamentos em farmácias e drogarias. A terceira unidade teve como conteúdo o comércio e orientação sobre o uso de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e de outros produtos para saúde em farmácias e drogarias.

Como todos os cursos de qualificação oferecidos pelo Senac, a quarta e última unidade curricular prevê o desenvolvimento do Projeto Integrador, uma oportunidade especialmente desenvolvida para permitir que o estudante aplique o que está aprendendo. O desafio dos alunos foi o de desenvolver materiais de orientação em saúde. Os temas escolhidos foram Obesidade Infantil, Autismo e Infarto, temas atuais e necessários para uma cultura da saúde.

“O objetivo da parceria é o de qualificar as pessoas para atender as demandas do mercado farmacêutico, agregando valor e conhecimento, favorecendo o crescimento pessoal e profissional. Parabenizamos os alunos que seguiram em frente e obtiveram essa conquista pessoal tão relevante”, afirma a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Leave a Reply