Com muitos aplausos e emoção, o IORM comemorou seus 18 anos de vida com a apresentação do espetáculo A Bela Adormecida

Uma Fábula de nosso Tempo,  na tarde do dia 22 de agosto, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. Assinado pela coordenadora artística do Instituto, Valéria Pasetto, o espetáculo reuniu no palco mais de 100 bailarinos, cerca de 600 figurinos e uma superprodução com telões de alta definição. A montagem trouxe a magia dos contos de fada para o nosso tempo, encantando espectadores de todas as idades, em um universo de beleza.

A Bela Adormecida lança a questão: o que nos adormece e o que nos desperta? É o produto da reflexão e do trabalho desenvolvido pelas equipes do IORM junto aos alunos das oficinas de artes Usina da Dança.

“O espetáculo foi montado a partir da escuta ativa de nossos alunos e suas questões sobre relacionamentos amorosos. Adormecer é entorpecer-se, não encarar a vida de frente. Despertar é conhecer-se a si mesmo de forma autônoma e responsável.”, conta a educadora e coordenadora artística do IORM, Valéria Pasetto.

Um dia diferente

Ônibus partiram de Orlândia, Miguelópolis, Guaíra e Ipuã transportando bailarinos, educadores e colaboradores do IORM para a apresentação. A maioria dos alunos do Projeto Usina da Dança nunca havia acessado o Theatro, considerado um templo das artes e da cultura da região.

Os alunos vestiram seus figurinos e adereços e  rapidamente subiram ao palco para o ensaio geral que antecedeu o espetáculo. Assinado pela coordenadora artística do Instituto, Valéria Pasetto, o espetáculo reuniu no palco mais de 100 bailarinos, cerca de 600 figurinos e uma superprodução com telões de alta definição. A montagem traz os contos de fada para o nosso tempo e lança  a questão: o que nos adormece e o que nos desperta?

Os convites foram distribuídos para familiares dos bailarinos, pessoas e empresas que apoiam o trabalho do Instituto, e também disponibilizados por meio de plataforma de bilhetes online para que o público de Ribeirão Preto também pudesse conhecer. A emoção tomou conta da plateia. Mães acompanharam cada movimento no palco, certificando-se de quão longe o trabalho do IORM pode avançar. A personagem principal do Espetáculo: Princesa Aurora foi representada por duas bailarinas, Karen Aparecida dos Santos Pedro, de Orlândia, que há mais de dez anos é aluna do Projeto Usina da Dança e  a  pequena Aurora, a aluna de Ipuã, Julia Raphaela Guedes Simões.

Assim como Karen e Julia, ao longo de 18 anos de muito trabalho, o IORM já assistiu a mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens, além de famílias, nas quatro cidades onde mantém suas atividades em núcleos: Guaíra, Ipuã, Orlândia e Miguelópolis.

A fundadora do IORM, a empreendedora social Josimara Ribeiro de Mendonça marcou presença. “O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça nasceu de um sonho. Eu sempre desejei contribuir para um futuro melhor para crianças, adolescentes e jovens, percorrendo o caminho iniciado pelo meu pai.

E é muito emocionante ver esse sonho se tornar realidade. Estamos transformando vidas e,  subimos a  um dos palcos mais importantes de nossa região.”, disse, emocionada.

“Os 18 anos do IORM são o resultado de muita dedicação e compromisso.  Chegamos até aqui graças às empresas e pessoas que nos incentivam. Algumas apoiam o IORM quando nossos projetos eram apenas sementes.  Também agradecemos à energia, o entusiasmo e o profissionalismo de nossas equipes pelo trabalho excepcional que realizam no dia a dia. Nosso carinho às famílias que confiam e participam ativamente do IORM e, sobretudo às comunidades que reconhecem que o IORM faz a diferença para um presente e um futuro de mais oportunidades.”, destacou a coordenadora do Conselho, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

18 anos e milhares de vida transformadas

Comemoramos a maioridade do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, acreditando ainda mais na força das pessoas que só precisam de oportunidades para alcançarem suas próprias conquistas. Acompanhe um pouco do que foi a apresentação da Usina da Dança no Theatro Pedro II. Se emocione com nossos alunos e suas famílias. Somos energia que transforma.

Está apresentação integra as ações de disseminação cultural, previstas no Plano anual Agenda Cultural 2023 – PRONAC 220726,
contribuindo para a ampliação de acesso do público aos bens, produtos e serviços culturais produzidos.