
FICHA TÉCNICA
A Bela Adormecida
SOBRE O ESPETÁCULO
O ano de 2022 vem compor mais uma haste do “grande guarda-chuva” que abriga a temática “natureza e digital”, cujo início se deu há dois anos, em 2020, quando a então instalada Pandemia levou a uma reinvenção completa das ações do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Camadas de criações coreográficas dialogando com criações em vídeo.
Desta vez, o aprofundamento no tema acontecerá, sobretudo, pela pesquisa, análise e reflexão das relações humanas, através da releitura da obra “A Bela Adormecida”.
Nesse sentido, a escolha pelo clássico conto de fadas aconteceu pela escuta ativa dos alunos/bailarinos e pelo acolhimento de suas demandas.
No dia a dia da instituição, mostrou-se recorrente o diálogo entre as alunas sobre relacionamentos amorosos. Tal assunto era tratado às vezes de forma banal e até auto desrespeitosa e, outra vezes, de forma ilusória. Tudo isso despertou a atenção da coordenação artística do IORM, principalmente por se tratar de meninas e meninos tão jovens.
Assim, com um trabalho de pesquisa e debate entre os profissionais, concluiu-se que, pela releitura de “A Bela Adormecida”, essas questões poderiam ser aprofundadas e ressignificadas.
Para dar continuidade ao desenvolvimento do espetáculo de artes cênicas do Projeto Usina da Dança, após os encontros de formação dos profissionais, voltou-se o olhar para a inclusão dos alunos no processo de criação. Para isso, os professores construíram uma dinâmica de Descoberta do Tema, a fim de proporcionar a imersão dos alunos na história da Bela Adormecida, guiada por certos símbolos estabelecidos por todas as reflexões e debates previamente realizados. Desse modo, a principal referência utilizada foi o Ballet de Repertório na performance da companhia de dança inglesa The Classical Ballet and Opera House.
Dentre as ressignificações criadas, explica-se: As Fadas: presenteiam a princesa Aurora com virtudes, vistas como as coisas que nos acordam;
A “fada má” Carabosse: fornece a maldição, entendida como as desvirtudes, coisas que nos adormecem. Nesse sentido, Aurora revela cada um de nós, com a dualidade que nos constrói enquanto seres humanos: somos compostos de virtudes e desvirtudes.
Na história, Aurora ganha os presentes ainda bebê e conforme cresce vai aprendendo a conviver com eles, através de suas relações de vida. As relações de nossos alunos, sejam elas amorosas, familiares ou sociais, estão sendo pautadas em quais “presentes”?
Dando seguimento, apresenta-se outros símbolos norteadores: A Roca: o objeto da maldição – onde Aurora fura o dedo e adormece – também é o que tece fios. Tecer fios é emaranhar tramas como metáfora das coisas que acordam e adormecem e fazem parte da gente, nossa personalidade, identidade; as fases da vida: nascimento, infância, adolescência, fase adulta…
A passagem do tempo também será simbolizada pelo objeto da roca; O Príncipe: o mediador entre o adormecer e o despertar. Aparece como alguém com quem Aurora cria uma forte conexão, por identificação através das virtudes, das tramas, da vida. É ele quem vai cobrir a Bela Adormecida para acordá-la, utilizando uma grande “colcha” materializado pelo tecer da roca e alinhavado com os objetos coletados pelas crianças simbolizados por virtudes e desvirtudes. Através disso, desconstrói-se a ideia do beijo que, na história original, foi dado sem a permissão da princesa; O despertar: traz a ideia de vestir sua identidade/personalidade, aceitar o que é.
O espetáculo em sua primeira parte se inicia com o Rei e a Rainha apresentando o batizado da Aurora Bebê, eles saem do palácio comemorando com todos os convidados no Jardim Real junto a fauna e flora local. Com o desenvolvimento da criança, as fadas entregam os presentes: as virtudes.
Carabosse muito irada por não ter sido convidada entrega o seu presente: as desvirtudes em forma de uma maldição ( Roca).
A princesa cresce entre desobediências, amadurecimentos e todas as consequências da vida. Virtudes e Desvirtudes são transformadas em símbolos que vão sendo alinhavadas ao longo do percurso até formar uma colcha de retalhos. Essa trama equilibra tudo o que faz parte de Aurora, quando o príncipe a cobre e a princesa aceita quem realmente é, consegue despertar do sono profundo. Junto a esse processo de autoconhecimento, Carabosse também é acolhida. Finaliza- se a história com uma grande festa de celebração da vida!
FICHA TÉCNICA
Direção Geral e Artística:
Valéria Aparecida Pasetto
Concepção e Pesquisa:
Valéria Aparecida Pasetto
Adaptação e Roteiro:
Valéria Aparecida Pasetto
Produção:
Pasetto & Bonato Ltda
Co-Produção:
Mariana Floriano
Professores Mediadores
Co-criação, Concepção, Captação e Edição de Imagens e Som:
Ana Caroline Marcolino de Oliveira
Ana Luiza Santos Bolsoni
Katyúcia Maia
Larissa Couto da Silva
Larissa Manso Corrêa
Luane Ribeiro da Silva Martins
Márcia Pereira de Jesus
Maria Fernanda Garcia
Maria Júlia Pintar
Sauana Letielly Silva Pereira de Sousa
Vivian Gonçalves Vinha
Wellington César Miranda Pereira
Artista Convidada:
Mariana Marques
Estagiárias:
Ana Beatriz Martins Araújo
Dhenyfer Cristiany Cunha
Karen Aparecida dos Santos Pedro
Maria Laura Silva Vanzo Toledo
Marianna Aparecida Machado Mendes Ferreira
Sophia Helene de Oliveira
Professores de Música:
Katyucia Maia
Wellington Cesar Miranda Pereira
Composição – Cenários e Videomúsica:
Katyucia Maia
Wellington Cesar Miranda Pereira
Arte Educador:
Júlio César Soares
Audiodescrição:
Bell Machado
Intérprete de Libras:
Virgínia Antônio
Assistente Social:
Laís Danielle dos Santos Silva Cunha
Coordenação – Assistente Social:
Anelisa Perticarrara Canivarolo Machado
Psicóloga:
Lígia Aparecida Kamimura
Lais Iletski Eloi
Professores Responsáveis Técnicos:
Luane Ribeiro da Silva Martins – Guaíra
Márcia Pereira de Jesus – Miguelópolis
Maria Júlia Pintar – Orlândia
Vivian Vinha – Ipuã
Croquis – Figurinos:
Marcos Roberto Costa
Adereços:
Emilce Rigolin Fortunato
Raquel de Fátima Moreira da Silva
Confecção:
Amanda Dib Thomaz Seixas
Fabiana Moreira da Silva
Júlia Bertholdi da Silva
Letícia Bertholdi da Silva
Marli da Silva Alves
Mayara de Oliveira Meneses
Mirian Bertholdi da Silva
Raquel de Fátima Moreira da Silva
Serviços Gerais:
Ana Carla Paiva dos Santos
Cláudia Meira da Silva
Cleiton Batista
Diego Borges da Silva
Eliana Cristina Samuel
Francisco Fábio Pinto de Melo
Lucia Helena Gomes de Castro
Luiz Maurício Longo
Nagila Layane de Carvalho
Sonoplastia:
Beckson
Edição e Mixagem de Vídeo e Áudio:
Fábio Fonzare
Edição Final:
Fábrica da Palavra
INTÉRPRETES
ELENCO CENTRAL
Princesa Aurora:
Karen Aparecida dos Santos Pedro
Princesa Infantil:
Júlia Raphaela Guedes Simões
Príncipe Felipe:
Júlio Cesar Soares
Rainha:
Letícia Ferreira
Rei:
Wellington Cesar Miranda Pereira
Carabosse:
Eloá de Pádua Duarte
VIRTUDES:
Fada Lilás – Sabedoria
Maria Teresa de Pádua Silva
Fada da Alegria:
Larissa Manso Correa
Fada da Superação:
Ana Beatriz Martins Araújo
Fada da Fé:
Ana Luiza Santos Bolsoni
DESVIRTUDES:
Preguiça:
Raissa Vitória de Souza Alves
Medo:
Ana Carolina dos Santos
Violência:
Maria Júlia Pintar
ELENCO
VALSA DAS FLORES – POLO GUAÍRA
Bianca Rezende Esteves
Clara Cristina da Costa Souza
Emanuela Alves de Moura Santos
Júlia Rodrigues Primeiro
Melina dos Santos Landim
Melissa Ferreira dos Santos
Pérola Mendes da Silva Carneiro Sousa
Perolaine Mendes da Silva Carneiro Sousa
Riana Silva Pereira de Sousa
Sophia Helene de Oliviera
Vanessa Cristina Paula Silva
Ysabella Siria Oliveira Ramos
FLORISTA – POLO MIGUELÓPOLIS
Allyce Cristina Camilo Toledo da Silva
Anny Gabrielli de Paula Rodrigues
Anny Gabrielly Ribeiro de Souza Costa
Ariadna Gomes da Silva
Cinthia de Paula Borin
Isabella Machado Imon
Lorena Mariana Passos Ferreira
Mirella Pandolfi de Souza
Nicolly Sthefany de Oliveira Alexandre
Rayssa Victória Rodrigues de Freitas
FÉ – POLO ORLÂNDIA
Ana Clara Carvalho de Freitas
Ana Elisa de Oliveira
Camilly Vitória Santos Malveste
Cecília da Silva Mortari
Eloisy Helena Cândido Rodrigues
Júlia Tudeque Rocha
Laura da Silva Mortari
Lavínia de Oliveira Lázari
Maísa Rodrigues Mendes de Souza
Maria Clara de Almeida Silva Meirelles
PREGUIÇA – POLO MIGUELÓPOLIS
Emilly Victória Buliani Siqueira
Isadora Gimenez Barbosa
Júlia Ferreira Rangel
Júlia Vitória Mendonça de Oliveira
Lavínia Rosa Vilaça
Luísa Vasconcelos Ribeiro
Marilya Rosa Marra
Tailla Queiroz Laranjeira Ferreira
FÉ – POLO MIGIUELÓPOLIS
Allana Emanoelly da Rocha Lopes Eloterio
Ana Luiza de Faria Branquinho
Ana Luiza Mezaville dos Santos
Emanuelly Barbosa Fideli da Silva
Isabelle de Paula Valério
Isabelle Rangel Marques
Lara Beatriz Nunes de Castro
Lívia Ferreira Santos
Maria Cecília Vasconcelos Silva
Maria Luiza Frutoso Silva Oliveira
Marya Fernanda da Silva Souza
Nicolly Victória Araújo de Sousa
Paloma Afonso Barriento Borges de Freitas
Paolla Vitoria Barriento de Freitas
Thayla Aparecida Freitas Cavatão
Thayla Vitória da Silva Marcolino
ALEGRIA – POLO GUAÍRA
Gabriella Cristina da Silva
Geovana Mariano Nogueira
Giovana Machado de Sousa
Heloyse de Melo Araújo
Lara Helena Bertussi Tavares
Lara Maria Souza Mesquita
Lavinya Helena dos Santos Freitas
Maria Clara Oliveira dos Santos
Maria Eduarda dos Santos
Maria Fernanda Barbosa Alves
Melyssa Vitória Ferreira Zampieri
Mirella Chicate Ficher
Pietra Alves Lima Castilho
Samya Justino Silveira
Sthefany Kol de Freitas
MEDO – POLO IPUÃ
Aysha Gabrielly Almeida de Sousa
Enzo Lucas da Silva
Fávia Aryely Flor Carneiro da Silva Santos
Heloísa Vitória Araújo Silva
Ingrid Cunha
Kemilly da Silva de Oliveira Vicente
Laiane dos Santos da Silva
Matheus Luciano da Cunha
Michaela Rangel Durval Altino
Yara Dias da Silva
VIOLÊNCIA – POLO IPUÃ
Alanny Rafaela Aleais da Silva
Dhenifer Cristiane Silva
Jennifer Kelly Rufino Sousa
Laís de Sousa Reis
Marcela Ferro Mioto
Maria Luíza Campassi Reis
Sophia Helena Brigo Vianna
Thaisá dos Santos Oliveira
CORPO DE BAILE / ESPINHOS / ROCA / AMANHECER – POLO ORLÂNDIA
Adriane Patrícia de Souza Silva
Amanda Helena Ribeiro
Ana Carolina dos Santos
Eloá Pádua Duarte
Eloah Helena Cândido Rodrigues
Gabriela Moura Carneiro
Isabela Pajolla
Jhonattas Gonçalves Amorim
Karen Aparecida dos Santos Pedro
Karen Ribeiro Felipusso
Lavínia Santarosa de Andrade
Maria Teresa de Pádua Silva
Raíssa Vitória de Sousa Reis
Sara Silva Rodrigues
PROGRAMAÇÃO
1º Bloco
A Bela Adormecida Contemporânea
- Video institucional;
- Locução e abertura;
- Batizado no jardim real;
- Valsa das flores junto aos convidados;
- Quarteto das fadas lilas e corpo de baile – presenteando com virtudes;
- As virtudes;
- Fada da fé;
- Fada da alegria;
- Fada superação;
- Fada lilas – sabedoria;
- Carabosse – servos e a roca de fiar;
- Coda das fadas e crescimento da princesa aurora;
- Solo – desabrochar de aurora;
- Floristas no jardim do castelo – o encontro com o príncipe;
- Ritos de passagem;
- A roca de fiar – o objeto da maldição onde aurora fura o dedo também tece fios, costura tramas como metáfora das coisas que acordam e adormecem e fazem parte da personalidade humana;
2º Bloco
Amadurecimento da aurora – a roca gira como metáfora de crescimento da princesa entre virtudes e desvirtudes que tecem a colcha de sua vida.
As Virtudes
- Fé – turma 3 – Orlândia – vespertino;
- Fé – turmas 1b e 2 – Miguelópolis – vespertino;
- Superação – Ana Caroline Marcolino de Oliveira, Maria Fernanda Garcia, Marianna Ap. Machado Mendes Ferreira – Miguelópolis;
- Alegria – turma 1b – Guaíra – vespertino;
As Desvirtudes
- Medos – turma 2 – Ipuã – matutino;
- Preguiça – turmas 2 e 3 – Miguelópolis – vespertino;
- Violência – turma 2 – Ipuã – matutino;
- Violência – solo neoclassico – Maria Júlia Pintar;
- O feitiço – concretização da maldição consequência das desobediências e temosia da princesa;
3º Bloco
Grande Festa – A Celebração da Vida – Apoteose
- Aurora e todo reino adormecem;
- Espinhos – A reverberação do mal de carabosse jazz -turma 5 – Orlândia;
- O despertar – O príncipe e a colcha de retalhos – Aurora veste sua personalidade;
- Despertar – quebra da maldição – aceitação das contradições que nos formam carabosse é acolhida – ballet turma 5 – Orlândia;
FICHA INSTITUCIONAL
Fundadora:
Josimara Ribeiro de Mendonça
Conselho Deliberativo:
Aluizio Serafim Aguetoni
Denise Maria Sacco
João Carlos Falaschi
Maria Inês M. Guedes Moreira de Carvalho
Valter Marcos Lorenti
Coordenadora Geral do Conselho:
Maria Inês M. Guedes Moreira de Carvalho
Conselho Fiscal:
José Antônio Pimenta
Lucas dos Reis Bento
Nicolas Cutlac
Gerente Executivo:
Rafael Albuquerque Braghiroli
Coordenadora de Projetos, Elaboração
e Prestação de Contas:
Janaina Cristina Amadeu da Silva
Coordenadora Artística:
Valéria Aparecida Pasetto
Auxiliar em Capacitação de Recursos
Célia Regina Pinho Piai
Auxiliar de Escritório:
Elisane Cristina Ribeiro Fernandes
Valquíria Alves de Souza
Assistente Administrativo:
Aline Piazza Siqueira Silva
Ester Celínea Campos Lopes
Assessora Pedagógica:
Mariana Floriano
Assistente Financeiro:
Roberto Malvestio Junior
Contador Área Fiscal:
Leonardo Rodrigues Marques
Contador:
Silvio Victor dos Santos Silva
Estagiário:
João Pedro Rufo Vansulin
Advogado Institucional:
Fábio Fávaro Gracioli